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Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo
 
     Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo
     Student Academic Integration in College Education: a study about tourism college freshmen
     Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo


Autor(es):
Ghiraldello, Luciane
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 403-425

Palavras-chave:
Ensino superior; Integração acadêmica; Ingressante; Curso de Turismo


Resumo: O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.