Publicações de Turismo
Nova busca:        


Perfil, Expectativas de Consumo e Satisfação dos Visitantes de Fim de Semana da Vila Histórica de Paranapiacaba - Santo André, SP
 
     Perfil, Expectativas de Consumo e Satisfação dos Visitantes de Fim de Semana da Vila Histórica de Paranapiacaba - Santo André, SP
     Profile, Consumption Expectation and Satisfaction of Weekend Visitors of Historic Village of Paranapiacaba - Santo André, São Paulo State, Brazil
     Perfil, Expectativas del Consumidor y Satisfaccíon de los Visitantes de Fin de Semana en la Villa Histórica de Paranapiacaba - Ciudad de Santo André, Estado de São Paulo, Brasil


Autor(es):
Flaminio, Giovana Carla
Lobo, Heros Augusto Santos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 282-307

Palavras-chave:
Perfil da demanda; Necessidades do consumidor; Satisfação; Paranapiacaba


Resumo: Este artigo apresenta uma descrição e análise do perfil, expectativas e níveis de satisfação da demanda de visitantes de final de semana da Vila Paranapiacaba, um consolidado destino de turismo histórico-ferroviário. Para tanto, foram realizadas pesquisa de campo, com a aplicação de 321 questionários. Os resultados demonstraram que Paranapiacaba atrai visitantes de classe média e alta, oriundos principalmente de municípios em um raio de até 119 km de distância, sendo que metade destes está no local pela primeira vez. A maioria dos visitantes passa somente algumas horas na vila histórica, utilizando principalmente os atrativos históricos, culturais e naturais e os serviços de alimentação, com pouco uso dos meios de hospedagem e outros serviços e infraestruturas para o turismo. As expectativas dos visitantes são em sua maioria atendidas pela oferta atual, conferindo um grau predominantemente positivo na avaliação de satisfação. Desta forma, conclui-se que a Vila de Paranapiacaba necessita de algumas melhorias apenas na infraestrutura e nos serviços básicos, bem como deve aproveitar melhor os canais virtuais de divulgação, que ainda ocupam pequena parcela como meio de divulgação do destino. Quanto aos empreendimentos, sugere-se que caminhem para a diferenciação em sua forma de atendimento e nos produtos oferecidos, aspectos pontuados pelos visitantes. Por fim, ressalta-se a necessidade de pesquisas complementares no destino, em eventos e nos dias úteis com escolas, para o conhecimento amplo de toda a demanda, bem como sua curva sazonal de visitação.