Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro
 
     Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro
     Culture and International Relations: the influence of soap operas in Brazil emissive tourism
     Cultura e Relaciones Internacionales: la influencia de las telenovelas en el turismo emisivo brasileño


Autor(es):
Dutra, Larissa Fernandes
Faria, Diomira Maria Cicci
Miranda, Isabela Peixoto


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 385-402

Palavras-chave:
Cultura; Relações Internacionais; Telenovelas; Marketing; Turismo


Resumo: Este artigo analisa a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. A pesquisa realizada analisa a influência da cultura de diferentes países, veiculadas através dos costumes, símbolos e paisagens das exibições televisivas, no turismo emissivo nacional e nas relações internacionais. A difusão de culturas é possibilitada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, e é neste contexto que a telenovela se insere. Questiona-se até que ponto o imaginário do telespectador e seu comportamento de consumo são influenciados por essas produções, surgindo assim, o interesse em estudar e compreender este comportamento no que tange ao produto turístico. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, informações provenientes da mídia, além da realização de entrevistas com agentes de viagem do Brasil que vendem pacotes internacionais. Os resultados mostram que as imagens de outros países que são construídas e veiculadas pelas novelas, ou seja, o Marketing desses destinos, desperta os olhares curiosos dos telespectadores e os levam a demandarem por viagens a estes lugares.