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Os Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo
 
     Os Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo
     The tourism products of Curitiba, PR, Brazil, from the perspective of managers of incoming travel agencies
     Los productos turísticos de Curitiba, PR, Brasil, según la perspectiva de gestores de agencias de turismo receptivo


Autor(es):
Pazini, Raquel
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 3 (2016); 568-595

Palavras-chave:
Agências de turismo receptivo; Produto turístico; Criatividade e inovação; Experiência e emoção; Curitiba; PR; Brasil


Resumo: As agências de turismo são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços turísticos. No mercado receptivo, as agências são especializadas em oferecer serviços e produtos para o turista conhecer o destino, com diversas opções de roteiros para atrativos locais e regionais. O apoio e a assistência do guia de turismo durante os passeios são aspectos fundamentais para atender às motivações dos turistas. A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional, são elementos essenciais na conformação de produtos turísticos que busquem a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar os produtos comercializados pelas agências de turismo receptivo localizadas em Curitiba, PR, Brasil, a partir de dados relacionados a criatividade, inovação, experiência e emoção, na percepção dos gestores das agências. Foram empregadas metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental relacionada à temática proposta, e uso de conceitos teóricos para definição dos indicadores utilizados nas entrevistas semiestruturadas, realizadas em profundidade com os gestores das principais agências de turismo receptivo atuantes na cidade. Os resultados demonstraram que os passeios mais vendidos não são os mais criativos e inovadores, e também não permitem vivenciar as diferentes dimensões das experiências e emoções. No entanto, a maioria das agências relaciona o produto mais comercializado com uma experiência de qualidade, buscando a satisfação do turista e a qualidade da visitação.