Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Importância do Natal nos Destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de Stakeholders
 
     A Importância do Natal nos Destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de Stakeholders
     The Importance of Christmas in Gramado (Brazil) and Rovaniemi (Finland) Destinations: a study from the perception of stakeholders
     La Importancia de la Navidad en los Destinos de Gramado (Brasil) y Rovaniemi (Finlandia): un estudio de la percepción de stakeholders


Autor(es):
Dalonso, Yoná da Silva
Lourenço, Júlia Maria
Remoaldo, Paula Cristina


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 1 (2016); 65-84

Palavras-chave:
Turismo; Natal; Stakeholders; Políticas públicas; Marca turística.


Resumo: Partindo do princípio de que o turismo é uma atividade que envolve um amplo grupo de atores, este artigo propõe a análise da percepção de stakeholders dos destinos de Gramado (Brasil) e de Rovaniemi (Finlândia), em relação ao turismo de cada cidade, especialmente no que se relaciona à principal atração dos destinos, o Natal. Para tanto, adota-se como metodologia de pesquisa a entrevista estandardizada, aplicada à atores ligados direta e indiretamente com a atividade turística dos destinos. Como resultado da pesquisa,observa-se a importância assumida pelo turismo, em especial do atrativo Natal, para o desenvolvimento dos destinos pesquisados, traduzida nas políticas públicas instituídas nos destinos e na inter-relação estabelecida entre os diferentes atores para a consolidação da marca “Natal” em cada destino.