Publicações de Turismo
Nova busca:        


Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação
 
     Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação
     Competitiveness of Tourist Destinations According to the Customers’ View: introduction of a new method of assessment
     Competitividad de los Destinos Turísticos de Acuerdo a la Opinión de los Clientes: introducción de un nuevo método de evaluación


Autor(es):
Añaña, Edar da Silva
Pereira, Melise de Lima
Anjos, Francisco Antonio dos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 4 (2015); 859-879

Palavras-chave:
Turismo; Competitividade; Destino.


Resumo: O presente artigo avalia a competitividade de uma cidade interiorana enquanto destino turístico, em relação aos principais destinos concorrentes. O trabalho introduz uma metodologia inovadora para medir a competitividade de destinos turísticos segundo a visão da demanda, baseada no mapeamento perceptual dos respondentes, que permite avaliar as principais forças e fraquezas percebidas no destino, e compará-las as dos principais concorrentes. Além da avaliação subjetiva, feita pelo mapeamento perceptual, o método proposto também utiliza a Análise Fatorial Exploratória para avaliar objetivamente as medidas de performance do destino, e compara-las aos destinos concorrentes. O trabalho inova em relação aos seus antecedentes, na medida em que o método proposto permite ao mesmo tempo identificar os principais concorrentes do destino e avaliar o seu desempenho, tanto em relação às expectativas dos clientes, quanto em relação aos principais concorrentes. Embora encorajadores, os resultados devem ser tomados com cuidado, tendo em vista que a amostra tem grande parcela de estudantes e que foi colhida por conveniência, através da internet, o que não permite maior controle sobre os respondentes.