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Personalidade de País e Auto Congruência: um estudo sobre o Brasil
 
     Personalidade de País e Auto Congruência: um estudo sobre o Brasil
     Country Personality and Self Congruence: a study on Brazil
     Personalidad de País y Auto Congruencia: un estudio sobre Brasil


Autor(es):
Silva, Roger Barbara
Giraldi, Janaina Moura Engracia


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 1 (2016); 22-42

Palavras-chave:
Personalidade do destino turístico; Auto congruência; Imagem de destino; Brasil.


Resumo: O propósito deste estudo foi investigar a personalidade do Brasil enquanto destino turístico e avaliar as relações entre essa variável com a auto congruênciaque um grupo de estrangeiros tem com o país. Foi usada uma pesquisa descritiva quantitativa, por meio de um levantamento com 95 respondentes. As técnicas de análise empregadas foram a análise fatorial exploratória e a comparação de médias. Os resultados obtidosmostraram que, para os respondentes, as características da personalidade do Brasil podem ser agrupadas em cinco dimensões: Vibração, Competência, Contemporâneo, Sofisticação e Sensual. Esta última dimensão constitui em uma das principais contribuições deste artigo. Outra importante contribuição deste estudo para a literatura apresentou-se em relação à auto congruência e às dimensões da personalidade. Nessa relação, a intenção era analisar se, de acordo com nível de auto congruência (alta ou baixa) por parte dos respondentes, haveria diferença na pontuação das dimensões de personalidade do Brasil. O estudo concluiu que o nível de auto congruênciainfluência nos escores atribuídos nas dimensões da personalidade do país, entretanto não muda a ordenação das dimensões.