Publicações de Turismo
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Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras
 
     Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras
     Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
     Imagen de Destinos Turísticos: un estudio sobre las publicaciones brasileñas


Autor(es):
Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Remoaldo, Paula Cristina
Lourenço, Júlia M.


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 541-557

Palavras-chave:
Imagem; Destinos turísticos; Publicações brasileiras; Análise metodológica


Resumo: Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes.