Publicações de Turismo
Nova busca:        


Capital Social e Redes Sociais Empreendedoras na Criação e Crescimento de uma Empresa de Cicloturismo
 
     Capital Social e Redes Sociais Empreendedoras na Criação e Crescimento de uma Empresa de Cicloturismo
     Social Capital and Entrepreneurial Social Netoworks in the Creation and Growth of a Cycle Tourism Firm
     Capital Social y Redes Sociales Empresariales em la Creacion y Crecimiento de una Empresa de Cicloturismo


Autor(es):
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Gimenez, Sara Culti


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 616-638

Palavras-chave:
Cicloturismo; Capital social; Empreendedorismo


Resumo: A literatura de empreendedorismo tem apontado o capital social como um fator de sucesso na criação de novas empresas. Capital social ajuda os empreendedores em identificar e adquirir diferentes tipos de recursos por meio das redes sociais. O objetivo deste trabalho é analisar o papel das redes sociais e do capital social na criação e crescimento da Kuritbike Cicloturismo Urbano, uma empresa que atua no negócio do ciclo turismo em Curitiba - PR há quatro anos. O capital social pode ser conceituado como a rede de relações do empreendedor e os recursos que podem ser mobilizados por meio dessa rede na construção e crescimento da empresa. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, por meio de uma estratégia de estudo de caso único. A empresa objeto do estudo foi selecionada em função de ser a única atuando em seu setor na cidade de Curitiba, o que evidencia um comportamento inovador por parte de seu fundador. Os resultados confirmaram que redes sociais são uma importante fonte de capital social para o empreendedor, nos estágio de criação e crescimento da empresa.