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Capital Turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
 
     Capital Turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
     Tourist Capital and the Social Theories of Marx, Bourdieu and Putnam
     Capital Turística y las Teorías Sociales de Marx, Bourdieu y Putnam


Autor(es):
Taveira, Marcelo da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 1 (2016); 4-21

Palavras-chave:
Capital turístico; Capital econômico; Capital simbólico; Capital social.


Resumo: A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico.  Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneo.