Publicações de Turismo
Nova busca:        


Enoturistas no Chile: segmentação e comportamento
 
     Enoturistas no Chile: segmentação e comportamento
     Wine tourists in Chile: segmentation and behavior
     Enoturistas en Chile: segmentación y comportamiento


Autor(es):
Silva, Flávio Faria de Abreu


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 3 (2016); 474-499

Palavras-chave:
Enoturismo; Enoturista; Segmentação; Chile


Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para a análise do perfil do enoturista, segmentando-o conforme seu grau de envolvimento com o vinho e descobrindo como cada grupo planeja sua viagem e se comporta durante as visitas às vinícolas, sugerindo aos órgãos ligados ao turismo e às vinícolas, respectivamente, medidas para potencializar o enoturismo. Vinte e três vinícolas representativas das principais regiões vitivinícolas chilenas participaram do estudo que contou com a opinião de 362 visitantes. Os resultados confirmam que os grupos de menor envolvimento com o vinho são mais suscetíveis aos aspectos físicos e ao entretenimento, enquanto os mais envolvidos valorizam o vinho, sua degustação, variedade e compra. A principal fonte de informação para quem planeja uma viagem enoturística é a indicação de parentes e amigos, enquanto as principais motivações são provar vinhos e expandir os conhecimentos sobre a bebida. De forma unânime, todos os quatro grupos de turistas consideram o serviço prestado como muito importante.