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Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico
 
     Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico
     I drank “caldo de mocotó” then i got strong! Strategic resources development process in gastronomic restaurant
     ¡Bebí “caldo de mocotó” y me volví fuerte! Proceso de desarrollo de recursos estratégicos en un restaurante gastronómico


Autor(es):
Salazar, Viviane Santos
Moraes, Walter Fernando Araújo de
Leite, Yákara Vasconcelos Pereira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 3 (2016); 668-695

Palavras-chave:
Recursos Estratégicos; Visão Baseada em Recursos; Restaurante


Resumo: Entender as origens da vantagem competitiva das empresas torna-se fundamental para sua sobrevivência no mercado. Uma das mais importantes teorias para explicar a vantagem competitiva das empresas é Resource-Based View (RBV), na qual os recursos estratégicos são a principal explicação para o desempenho superior das empresas. O objetivo do trabalho é analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição desses recursos de um restaurante gastronômico brasileiro. A metodologia adotada foi um estudo de caso do Restaurante Mocotó e os dados coletados foram entrevistas, análise de documentos, vídeos e fotos. A metodologia de análise foi a análise de conteúdo com o auxílio do Atlas.ti. Os resultados apontam que os principais recursos estratégicos são cultura organizacional, rede de relacionamento e a capacidade de inovar e criar do chef de cozinha, que foram desenvolvidos internamente.