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Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil
 
     Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil
     Cognitive and Affective Image: a study of Blumenau, Santa Catarina, Brazil, as a tourism destination
     Imagen Afectiva e Imagen Cognitiva: un estudio de lo destino Blumenau, SC, Brasil


Autor(es):
Meira, Jessica Vieira de Souza
Zucco, Fabrícia Durieux
Santos, Thiago dos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 1 (2017): Janeiro-Abril; 134-148

Palavras-chave:
Imagem cognitiva; Imagem afetiva; Destino turístico; Blumenau (SC; Brasil)


Resumo: Nos últimos anos, observou-se um aumento considerável de destinos que almejam desenvolver a atividade turística com o objetivo de alavancar a economia local. Concomitante a esta situação, surgiram estudos voltados à competitividade de destinos, englobando as mais diversas temáticas, voltadas principalmente ao marketing e à gestão. A imagem de destinos é abordada com bastante frequência nesses estudos, uma vez que, por meio dela, um destino pode diferenciar-se de seus concorrentes. Em virtude desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a imagem cognitiva e a imagem afetiva do destino Blumenau (SC, Brasil). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e comparativa, com abordagem qualiquantitativa. Para descrever a imagem cognitiva, realizou-se uma análise morfológica e de conteúdo das 579 palavras e 117 imagens encontradas nos folders e no site promocional da cidade. Posteriormente, aplicou-se aos dados a Modelagem de Equação Estrutural (MEE) e testes de correlação (Coeficiente de Spearman). Para descrever a imagem afetiva, utilizou-se o estudo realizado por Reis et al., que analisa a marca Blumenau a partir da perspectiva dos seus residentes. Os resultados demonstram que a imagem cognitiva corresponde à afetiva, uma vez que a comunicação publicitária de Blumenau promove a cultura germânica, elemento fundamental da autoimagem dos residentes do município.