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A Imagem do Rio de Janeiro Projetada por Turistas em uma Mídia Social: experiência, qualidade e valor
 
     A Imagem do Rio de Janeiro Projetada por Turistas em uma Mídia Social: experiência, qualidade e valor
     The Image of Rio de Janeiro Projected by Tourists in a Social Medium: experience, quality and value
     La Imagen de Río de Janeiro Proyectada por los Turistas en un Medio Social: experiencia, calidad y valor


Autor(es):
Mayer, Verônica Feder
Silva, Andressa Martins da
Bárcia, Liana Cid


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 271-292

Palavras-chave:
Turismo; Mídias sociais; Conteúdo gerado pelo usuário; Imagem de destinos turísticos; Comportamento do consumidor.


Resumo: Ocompartilhamento de informações em mídias sociais possibilita que as pessoas tenham acesso de maneira rápida e gratuita a um conteúdo gerado por turistas que já vivenciaram determinada experiência, o que pode influenciar a escolha de outros, e impõe uma nova dinâmica às relações de consumo, afetando a imagem e a competitividade dos destinos. Este estudo investigou a imagem projetada por turistas que visitaram o Rio de Janeiro nos anos de 2015 e 2016 em relação aos seguintes aspectos: experiência nos principais atrativos da cidade, qualidade percebida dos serviços e julgamento de preço e valor. Para tal, foi realizada a análise de conteúdo de 612 comentários postados no site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a grande maioria dos turistas relatou experiências favoráveis, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, apresentando altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo.