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Hospitalidade e Intenção de Recompra na Economia Compartilhada: um estudo com equações estruturais em meios de hospedagem alternativos
 
     Hospitalidade e Intenção de Recompra na Economia Compartilhada: um estudo com equações estruturais em meios de hospedagem alternativos
     Hospitality and Repurchase Intention in Sharing Economy: a study of structural equations in alternative lodging
     Hospitalidad e Intención de Recompra en la Economía Compartida: un estudio con ecuaciones estructurales en medios de hospedaje alternativos


Autor(es):
Pinottti, Rita de Cássia
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 1-18

Palavras-chave:
Hospitalidade; Intenção de recompra; Economia compartilhada


Resumo: O consumo colaborativo, também chamado de economia compartilhada, contribui para a ruptura das formas tradicionais de transação dos serviços, principalmente no caso dos meios de hospedagem. Essa nova perspectiva pode ser colocada sob a ótica dos estudos da hospitalidade pelo foco na relação entre anfitrião e hóspede. O objetivo desta pesquisa é responder à seguinte questão: qual o impacto entre meios de hospedagem alternativos, com base na pré-experiência com o site de serviços, hospitalidade, prazer e benefícios econômicos percebidos no contexto da economia compartilhada, na intenção de recompra? A metodologia foi quantitativa, por meio de questionário, com corte transversal, baseada em amostra de usuários de meios de hospedagem alternativos. O questionário ficou hospedado no Survey Monkey. A análise foi feita pela modelagem de equações estruturais (SEM, do inglês structural equation modeling), utilizando software SmartPLS. Todas as hipóteses propostas se confirmaram como influenciadoras na intenção de recompra e, portanto, capazes de gerar impacto entre os meios de hospedagem alternativos. O instrumento provou ser capaz de medir o que propôs e os resultados alcançados puderam responder ao problema da pesquisa. Entre eles, pode-se destacar que o consumo colaborativo é motivador de novas experiências. Parece correto afirmar que as empresas que exploram o setor de locação de propriedades privadas foram capazes de inovar e gerar valor em um setor até então dominado por grupos hoteleiros e incontáveis hotéis independentes em todo mundo.