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Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico
 
     Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico
     Different Views of Communication in Tourism: Understanding three Localities in Paraná/Brazil as Tourism Destination and Tourist Product
     Diferentes Puntos de Vista de la Comunicación en el Turismo: Entender trés Localidades del Paraná/Brasil como Destino Turístico y Producto Turístico


Autor(es):
Nakatani, Marcia Shizue Massukado
Gomes, Ewerton Lemos
Nunes, Mylena Palazzo


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 474-491

Palavras-chave:
Comunicação; Destinos turísticos; Produtos turísticos; Publicidade; Propaganda


Resumo: A comunicação de localidades como lugares de produção e consumo do turismo ocorre a partir de diferentes objetivos, sendo basicamente oriundas, de ações de promoção de organizações oficiais de turismo ou de comercialização de empresas privadas, como as operadoras e agências de viagem. O presente artigo discute as diferenças na comunicação de localidades por parte destas organizações, aplicando os conceitos de publicidade e propaganda para cada tipo de ação, quer somente promocional ou promocional e comercial. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental de materiais promocionais (digitais e impressos) dos três principais destinos turísticos do Estado do Paraná (Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá). Como resultados concluise que a localidade é comunicada de duas formas distintas: como destino turístico e como produto turístico. Esta diferenciação tem implicações para o entendimento do emissor da mensagem (organismos oficiais de turismo ou empresas privadas), da estrutura da comunicação (promoção/marca ou promoção e comercialização/preço), e da apresentação da mensagem (publicidade ou propaganda).