Publicações de Turismo
Nova busca:        


Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens.
 
     Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens.
     Postmodernity and Tourism: reflections on the tourist experience in the context of travel agencies
     La Postmodernidad y Turismo: Reflexiones sobre la Experiencia Turística en el Contexto de las Agencias de Viajes.


Autor(es):
Tito, Ana Luiza de Albuquerque
Brumatti, Paula Normandia Moreira
Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437

Palavras-chave:
Pós-turista; Experiência; Agências de viagem.


Resumo: O fenômeno turístico constitui um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios. As motivações de viagens e os destinos turísticos fazem parte de uma rede de significados pessoais e sociais e sua análise auxilia compreender a nova convivência social e as novas possibilidades mercadológicas. Estudos acerca do comportamento do consumidor no turismo trata a motivação como determinante básico do consumo e o processo de tomada de decisão como algo individual. Assim, pretende-se refletir o turista pós-moderno, suas necessidades e busca contínua por experiências de vida estabelecendo relação com as estratégias mercadológicas para a oferta das viagens no contexto das agências de viagens. Para tanto, foram entrevistadas seis agências de viagens do município de Natal- RN. Os resultados da pesquisa sinalizam que, segundo as agências de viagem, o consumidor do turismo tem buscado experiências, embora apontam que elas ainda não desenvolvem ações estratégicas neste sentido. Pensar o turismo contemporâneo não é descartar os elementos de natureza econômica e mercadológica que o constitui, mas compreender que sua essência está nas viagens como prática humana e a subjetividade que ela implica.