Publicações de Turismo
Nova busca:        


Vantagem Competitiva no Turismo Rural: análise dos recursos estratégicos de hotéis fazenda
 
     Vantagem Competitiva no Turismo Rural: análise dos recursos estratégicos de hotéis fazenda
     Competitive Advantage in Rural Tourism: analysis the strategic resources by farm hotels
     Ventaja Competitiva en Turismo Rural: análisis de los recursos estratégicos para hoteles rurales


Autor(es):
Alves, Luana de Oliveira
Silva, Luana Alexandre
Salazar, Viviane Santos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 532-550

Palavras-chave:
Recursos Estratégicos; Turismo Rural; Hotéis Fazenda; RBV


Resumo: A possibilidade de experimentar atividades diferentes do agito do cotidiano e de ter um contato mais íntimo com a natureza tem direcionado muitos turistas para o campo. Para explorar esse nicho de mercado o empresário do setor rural passa a ser um estrategista em busca de novas possibilidades de negócio que atendam a esta demanda. Na área da gestão estratégica, uma das questões que vem despertando atenção dos estudiosos diz respeito à razão que permite às empresas desenvolverem e manterem vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes. Seguindo este raciocínio, este trabalho analisa os hotéis-fazenda a partir da perspectiva da RBV (Visão Baseada em Recursos), cuja teoria considera os fatores internos de uma empresa como determinantes do seu desempenho superior. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar e avaliar quais recursos estratégicos sustentam a vantagem competitiva dos hotéis-fazenda a partir da análise de dois empreendimentos: um localizado no Estado do Ceará e outro em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que adotou como instrumentos de coleta de dados um questionário aberto, além de uma entrevista semiestruturada para aprofundamento das informações obtidas. Dentre as observações realizadas no decorrer do estudo foi possível identificar que os recursos físicos, como a localização, e os recursos humanos, em especial o atendimento, podem ser vistos como recursos estratégicos que sustentam a vantagem competitiva deste tipo de empreendimento.