Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo
 
     Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo
     Use and Influence of Social Media on Trip Planning: a quantitative study
     El Uso y la Influencia de los Medios Sociales en la Planificación de Viajes: un estudio cuantitativo


Autor(es):
Souza, Sheila Cristina de
Machado, Danielle Fernandes Costa


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 254-270

Palavras-chave:
Mídias sociais; Planejamento de viagens; Turismo.


Resumo: A expansão da internet e a ascensão das mídias digitais transformaram a comunicação interpessoal e as relações humanas e comerciais. As mídias sociais são, hoje, ferramentas populares para comunicar, compartilhar e expressar opiniões pessoais e cada vez mais se estabelecem como alternativas aos meios tradicionais no processo de planejamento e decisão de viagens, permitindo uma atualização, quase em tempo real, das informações. O objetivo geral do estudo foi medir o uso e a influência das mídias sociais durante o processo de planejamento de viagens turísticas, bem como o nível de confiança atribuído pelos turistas a essas ferramentas on-line, comparativamente a outras fontes de informação disponíveis. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir da adaptação da pesquisa feita anteriormente por Fotis, Buhalis e Rossides, com análises descritivas e críticas dos resultados, e se justifica pela necessidade de ampliar a observação para outros mercados a fim de conhecer as especificidades de cada grupo. A amostragem foi não probabilística, concentrada majoritariamente em residentes da cidade de Belo Horizonte, com participação voluntária on-line. Os achados demonstraram o uso frequente das mídias sociais em todas as fases do planejamento de viagens entre os respondentes, sendo essas ferramentas consideradas as fontes de informação mais confiáveis, atrás apenas dos sites oficiais de turismo e indicações de parentes e amigos.