Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo na Terceira Idade sob a Ótica da Transformative Consumer Research: proposição de uma agenda de pesquisa
 
     Turismo na Terceira Idade sob a Ótica da Transformative Consumer Research: proposição de uma agenda de pesquisa
     Tourism for the seniors from the transformative consumer research perspective: a proposal for a research agenda
     Turismo en la tercera edad en la óptica de la transformative consumer research: proposición de una agenda de investigación


Autor(es):
Abreu, Renata Garanito de
Casotti, Letícia Moreira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 2 (2018): maio-agosto; 255-272

Palavras-chave:
Turismo; Terceira idade; Envelhecimento; Idoso; Teoria Transformativa do Consumidor


Resumo: No curso da transição demográfica pela qual passa a população brasileira, o envelhecimento dá origem a problemas como depressão, solidão e sentimento de invalidez. Este ensaio apresenta informações que contribuem para discutir como a experiência do turismo pode dar origem ao bem-estar e melhor qualidade de vida aos grupos de consumidores da terceira idade de forma a minimizar impactos negativos do processo de envelhecimento. Defende-se aqui o uso da lente da Transformative Consumer Research (TCR) ou Teoria Transformativa do Consumidor. Essa abordagem do marketing propõe apoiar e divulgar estudos voltados à qualidade de vida e bem-estar dos consumidores e se apresenta como uma perspectiva importante para pesquisas que associem o turismo à terceira idade. Foi possível identificar lacunas teóricas e escassez de estudos que contemplem a perspectiva da TCR no contexto do turismo para esse crescente grupo da população. Uma agenda de pesquisa é proposta de forma a contribuir para estudos acadêmicos, para pesquisas de empresas e instituições que trabalham com o setor de serviços turísticos e também para fornecer informações que possam apoiar políticas públicas preocupadas com o progressivo envelhecimento da população.