Publicações de Turismo
Nova busca:        


Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo.
 
     Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo.
     How the Identity of a Cultural São Paulo is Sold: a study of the aggregation of the identity of São Paulo
     Como la Identidad Cultural de São Paulo es Vendida: un estudio agregado a la identidad de São Paulo


Autor(es):
Massini, Vitoria Nonato
Leonarde, Alexandre


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 74-88

Palavras-chave:
Entretenimento cultural; Identidade; São Paulo; Turismo


Resumo: A identidade é instável e devido a isso pode mudar com diversos fatores como: sociedade, época, atores sociais, política e meios de comunicação. Antes São Paulo era a terra da garoa, e hoje a garoa se tornou mínima perto do que acontece na vida cosmopolita da cidade. Com isso, o objetivo da presente pesquisa é investigar se a identidade de São Paulo faz jus ao que ela oferece de entretenimento cultural. Por meio de uma pesquisa de gabinete, analisam-se as identidades da cidade ao longo dos anos, assim como uma coleta de dados online, sobre como as agências e operadoras turísticas representam a capital nos seus sites, ou seja, para os turistas. Os resultados da coleta foram reproduzidos em duas imagens de nuvens de palavras, uma dos adjetivos da descrição de “Sampa”, e outro com os atrativos mais indicados. Observando-se que o entretenimento na cidade já é destaque, sendo colocada como capital do entretenimento da América Latina.