Publicações de Turismo
Nova busca:        


Autenticidade de Lugar: mensuração e influência na seleção de destino de férias
 
     Autenticidade de Lugar: mensuração e influência na seleção de destino de férias
     Place authenticity: measurement and influence in the holiday destinations selection
     Autenticidad del lugar: medición e influencia en la selección de destinos turísticos


Autor(es):
Maciel, Jeanne Rosalina Botelho
Francisco-Maffezzolli, Eliane Cristine
Martins, Elaine


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 413-427

Palavras-chave:
Autenticidade de lugar; Desenvolvimento de escala; Turismo autêntico; Marketing


Resumo: O objetivo deste estudo foi estender o conceito de autenticidade para o contexto de lugares a fim de propor uma escala de mensuração e analisar a influência desse construto nas escolhas do consumidor no âmbito do turismo. O desenvolvimento da escala contou com cinco etapas: (1) revisão da literatura e realização de pesquisa qualitativa com técnicos da área do turismo e consumidores para gerar indicadores para a escala; (2) validação dos itens por especialistas da área de marketing e turismo e a proposição conceitual da escala; (3) primeiro survey com 152 casos para análise fatorial exploratória; (4) segundo survey com 152 casos para análise confirmatória e teste de influência desse construto na seleção de destinos turísticos; (5) a última etapa contemplou um terceiro survey com 196 casos aptos para a validação externa da escala proposta. Foram identificadas duas dimensões como essências da autenticidade de lugar: a originalidade e a tradição. Os resultados evidenciam que a escala sugerida demonstra capacidade explicativa de 76%. Além disso, esse novo conceito explica 21% de influência na escolha do destino turístico de férias.