Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uso das Redes Sociais para se Promover no Mercado de Trabalho: um estudo com bacharéis e estudantes de Turismo em Natal, RN, Brasil
 
     Uso das Redes Sociais para se Promover no Mercado de Trabalho: um estudo com bacharéis e estudantes de Turismo em Natal, RN, Brasil
     Using social networks to promote in the labor market: a study with bachelors and undergraduate students in tourism in Natal, RN, Brasil
     Uso de las redes sociales para promocionarse en el mercado de trabajo: un estudio con bachilleres y estudiantes en turismo en Natal, RN, Brasil


Autor(es):
Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 428-446

Palavras-chave:
Mercado de trabalho do turismo; Recrutamento; Redes sociais on-line; Natal-RN; Mercado de trabalho do turismo


Resumo: As redes sociais estão assumindo cada vez mais importância no âmbito profissional, favorecendo a busca de oportunidades e a construção de uma reputação. Este estudo se propôs a analisar como os bacharéis e estudantes de Turismo utilizam as redes sociais on-line para se promover no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, junto a alunos e profissionais egressos do curso de Turismo situado na cidade de Natal-RN. O instrumento de coleta foi um questionário eletrônico composto por questões abertas e fechadas, analisadas por meio de descrição de frequências e análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as redes sociais on-line têm sido cada vez mais utilizadas para divulgação do perfil profissional do candidato que almeja uma colocação no mercado de trabalho. Através desses canais é possível encontrar vagas de emprego, fazer networking e se autopromover. Porém, ficou evidente que redes profissionais como o LinkedIn ainda são exploradas de forma deficiente pelo público investigado, e o Facebook apresenta-se como a rede social mais amplamente utilizada. Ao final, concluiu-se que redes sociais on-line de caráter pessoal e profissional são alvos de recrutadores de empresas relacionadas ao turismo, devendose haver, portanto, cuidado com o que se posta e com a reputação que é construída no ambiente virtual.