Publicações de Turismo
Nova busca:        


Comportamento do Consumidor na Economia Compartilhada no Turismo: um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb
 
     Comportamento do Consumidor na Economia Compartilhada no Turismo: um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb
     Consumer’s Behavior in Sharing Economy in Tourism: a study on CouchSurfing and AirBnb
     Comportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnb


Autor(es):
Vera, Luciana Alves Rodas
Gosling, Marlusa de Sevilha


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 447-467

Palavras-chave:
Economia compartilhada; Compartilhamento; Consumo colaborativo; Motivações de consumo; Turismo; texto


Resumo: Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews, a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literatura.