Publicações de Turismo
Nova busca:        


Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil: uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas
 
     Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil: uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas
     Women, Automobiles and Tourist Destinations in Brazil: an analysis of some representations of women in Quatro Rodas Magazine advertising
     Mujeres, automóviles y destinos turísticos en Brasil: un análisis de algunas representaciones de lo femenino en la revista Quatro Rodas


Autor(es):
Jardim, Gabriel de Sena
Kabelac, Beatriz Carla


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 1 (2019): janeiro-abril; 151-183

Palavras-chave:
Mulheres; Destinos Turísticos; Publicidade; Análise de Imagens


Resumo: Este artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.