Publicações de Turismo
Nova busca:        


Tecnologia Móvel na Gestão de Atividades Turísticas em Aracaju, SE, Brasil
 
     Tecnologia Móvel na Gestão de Atividades Turísticas em Aracaju, SE, Brasil
     Mobile technology in the management of tourist activities in Aracaju, SE, Brazil
     Tecnología móvil en la gestión de actividades turísticas en Aracaju, SE, Brasil


Autor(es):
Martins, Leylane Meneses
Vilar, Jose Wellington Carvalho
Silva, Rosangela Vilela Sobral
Santana, Marcélio de Oliveira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 396-412

Palavras-chave:
Governança turística; Tecnologia; Tecnologia móvel; Aracaju/SE; Turismo


Resumo: O objetivo deste estudo é discutir a influência crescente das tecnologias móveis na gestão das empresas de turismo, tendo como referência empírica as perspectivas de gestores públicos e fornecedores turísticos da cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, Brasil. A tecnologia modifica a sociedade e consequentemente a sua economia. Na relação com o turismo, possui a importância de oportunizar o avanço da destinação por meio da promoção e comercialização, encurtar distâncias e catalisar o conhecimento de forma rápida e competitiva. Mediante revisão de literatura acerca das temáticas “gestão e governança turística”, “tecnologia” e “tecnologia móvel”, deu-se o processo da coleta de dados por meio de um formulário específico com cinco perguntas objetivas para gestores públicos e prestadores de serviços do turismo, visando avaliar a intervenção das tecnologias móveis na governança e gestão da atividade de cada empresa. Participaram da pesquisa de campo cinco grupos de prestadores de serviços do turismo de Aracaju: meios de hospedagens, agências de viagens, locadoras de veículos e gestão pública estadual e municipal. A análise estatística das respostas ao formulário permitiu concluir que o uso da tecnologia móvel ocasiona transformações na governança e gestão do turismo, sendo assim uma ferramenta intermediária e relevante que facilita e agiliza as tomadas de decisões e estratégias de atuação para aproximar o turista dos produtos e serviços turísticos, além de resolver necessidades pessoais e empresariais do dia a dia.