Publicações de Turismo
Nova busca:        


Produção de conhecimento em Turismo, Ensino Superior e Interdisciplinaridade na base de dados Scopus: achados investigativos (1991 a 2015)
 
     Produção de conhecimento em Turismo, Ensino Superior e Interdisciplinaridade na base de dados Scopus: achados investigativos (1991 a 2015)
     Knowledge production in Tourism, Higher Education and Interdisciplinarity in the Scopus database: investigative findings (1991 to 2015)
     Producción de Conocimiento en Turismo, Enseñanza Superior e Interdisciplinaridad en la base de datos Scopus: hallazgos investigativos (1991 a 2015)


Autor(es):
Marinho, Marcela Ferreira
dos Santos, Marcia Maria Cappellano
Ferreira, Luciane Todeschini


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 367-390

Palavras-chave:
Turismo; Ensino Superior; Produção de Conhecimento; Escrita Acadêmica


Resumo: Este artigo deriva do processo de revisão de literatura na base de dados Scopus como parte do desenvolvimento de projeto de pesquisa iniciado em 2015, que põe em foco relações entre o universo histórico-conceitual do Turismo, Ensino superior e Interdisciplinaridade. Ao mesmo tempo em que apresenta resultados desse processo, reflete, a partir de achados indiretos, sobre repercussões da escrita atinente ao gênero acadêmico “artigo acadêmico” no processo de revisão de literatura. Para a revisão, inicialmente, foram articuladas as palavras-chave concernentes às grandes áreas Turismo, Educação e Interdisciplinaridade. Diante de resultados obtidos não expressivos (três artigos), outros termos apontados e abordados nesses textos foram empregados no acesso à base, sempre articulados com “Turismo”: Ensino superior, Prática Pedagógica e Interdisciplinaridade, resultando desse processo 295 artigos. Na sequência, refinando os critérios de seleção, buscaram-se aqueles que continham a palavra “turismo” no título, assim como no resumo e nas palavras-chave, refletindo, coerentemente, a temática do texto. Foram identificados 78 artigos com esse processo de clivagem, ao qual sucedeu a leitura inspecional dos respectivos resumos. O descompasso entre título, palavra-chave e resumo levou à exclusão de dois trabalhos, restando para constituir o corpus de análise 76 artigos. Apesar da constatação de expressiva diversidade temática, não se encontraram estudos focalizando a relação conceitual dentro do escopo da pesquisa, o que lhe confere, assim, um espaço singular na produção acadêmica na área. Quanto aos achados indiretos, identificaram-se sinalizadores da inobservância da superestrutura do gênero “artigo acadêmico”, o que pode representar quantitativa e qualitativamente uma variável interveniente quando se busca acessar o conhecimento já produzido.