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Uso de Dados de Telefonia Móvel para Obtenção de Informações Turísticas: uma nova abordagem metodológica aplicada no estado do Espírito Santo/Brasil
 
     Uso de Dados de Telefonia Móvel para Obtenção de Informações Turísticas: uma nova abordagem metodológica aplicada no estado do Espírito Santo/Brasil
     Use of Mobile Phone Data to Obtain Tourism Information: a new methodological approach applied in the state of Espírito Santo/Brazil
     Uso de Datos de Telefonía Móvil para Obtención de Informaciones Turísticas: un nuevo enfoque metodológico aplicado en el estado del Espírito Santo/Brasil


Autor(es):
Oliveira, Rafael Granvilla
Brasil, Gutemberg Hespanha
O’Keefe, David Theodore


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 562-580

Palavras-chave:
Turismo; Big Data; Telefonia móvel; Turismo doméstico


Resumo: Este artigo apresenta a experiência do Estado do Espírito Santo na obtenção de dados turísticos a partir de informações de uso de telefonia móvel. O avanço tecnológico do setor de comunicação móvel, o aumento nas taxas de penetração nos mercados, sejam estes desenvolvidos ou em desenvolvimento, tornaram os telefones móveis parte da vida cotidiana. Em todo mundo é crescente o número de pesquisas relacionadas ao turismo em que são utilizados dados de telefonia móvel. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo é apresentar a metodologia utilizada para a obtenção e análise de dados turísticos, de viagens domésticas, por meio de Big Data através de registros de telefonia móvel no Estado do Espírito Santo, sudeste do Brasil. Para tal, a Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo firmou um contrato com a empresa Telefônica Data S.A., utilizando a tecnologia denominada “Smart Steps”, para a realização de pesquisas turísticas em 20 municípios e uma análise de todo o estado. Os dados utilizados correspondem a temporada de verão (janeiro) dos anos de 2016 e 2017. Com os resultados será possível auxiliar e orientar a gestão do turismo.