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Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional: uma aplicação com usuários do Airbnb
 
     Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional: uma aplicação com usuários do Airbnb
     Explaining Collaborative Consumption Through the Reasoned Action Theory: an application with Airbnb users
     Explicando el Consumo Colaborativo a través de la Teoría de la Acción Racional: una aplicación con usuarios de Airbnb


Autor(es):
Farias, Miriam Leite
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
Silva, Luana Alexandre
Sousa Júnior, João Henriques de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 290-306

Palavras-chave:
Consumo colaborativo; Teoria da Ação Racional; Atitudes; Norma Subjetiva; Airbnb


Resumo: O fenômeno do Consumo Colaborativo tem ganhado notoriedade no espaço mercadológico mundial, mas ainda é incipiente dentro da literatura acadêmica. A partir desta constatação, o presente artigo objetivou verificar a aplicabilidade do modelo da Teoria da Ação Racional no contexto do Consumo Colaborativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, aplicando-se um survey com 208 usuários dos serviços da plataforma de hospedagem do Airbnb no Brasil. Por meio de análise de regressão linear múltipla, os resultados indicaram que as atitudes relativas ao comportamento e a norma subjetiva dos consumidores influenciam positivamente na intenção de uso dos serviços do Airbnb. Dessa forma, o estudo apresenta evidências de que a utilização da Teoria da Ação Racional é válida no contexto do consumo colaborativo, contribuindo para o entendimento teórico desse tema com relação ao comportamento dos consumidores turistas.