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Inserção dos Turismólogos Brasileiros no Mercado de Trabalho
 
     Inserção dos Turismólogos Brasileiros no Mercado de Trabalho
     Insertion of Tourism Graduates in the Brazilian Job Market
     Inserción de los turismólogos en el mercado de trabajo brasileño


Autor(es):
Silva, Luana
holanda, Luciana
Leal, Sérgio Rodrigues


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 506-524

Palavras-chave:
Bacharéis em turismo; Mercado de trabalho; Absorção; Brasil; Turismólogos Brasileiros


Resumo: Pela elevada capacidade de gerar empregos, o turismo esteve sempre presente no discurso governamental como vetor de desenvolvimento econômico no país. Entretanto, apesar da crescente demanda turística e do consequente incentivo aos programas de formação profissional para a atividade turística, os turismólogos enfrentam dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. O desequilíbrio entre oferta e demanda de mão de obra qualificada, o desconhecimento dos empregadores sobre em que consiste um curso superior em turismo e a formação superior desalinhada com as necessidades das empresas turísticas são alguns dos problemas que marcam o cenário do turismo no Brasil. Diante dessa problemática, o presente estudo investigou a inserção dos turismólogos formados no Brasil no mercado de trabalho por meio de uma survey on-line com 322 respondentes de diversas regiões do país. Os respondentes, predominantemente, do gênero feminino, com idade entre 20 e 30 anos, nível de graduação e domínio de inglês ou espanhol, atuam, principalmente, na docência e agenciamento de viagens e recebem uma remuneração mensal de um a três salários mínimos. Os pesquisados qualificam o curso superior de turismo como importante ou muito importante para a prática profissional e se consideram satisfeitos ou pouco satisfeitos com sua atuação no mercado de trabalho.