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Memórias de Residentes a Partir da Fanpage da Prefeitura do Salvador-BA: reflexão sobre a gestão da comunicação turística
 
     Memórias de Residentes a Partir da Fanpage da Prefeitura do Salvador-BA: reflexão sobre a gestão da comunicação turística
     Memories of Local Residents from the Fanpage of Salvador-BA City Hall: reflection on the management of tourist communication
     Memorias de los Residentes de la Fanpage del Ayuntamiento de Salvador-BA: reflexión sobre la gestión de la comunicación turística


Autor(es):
Costa, Moabe Breno Ferreira
Alves, Maria Lúcia Bastos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 461-479

Palavras-chave:
Cultura turística; Fanpage; Memória digital; Memória coletiva; Gestão da comunicação turística


Resumo: Este artigo apresenta discussões desenvolvidas no doutoramento e parte da problemática de que a atual cultura de convergências e participações significativas exige das gestões municipais dos centros receptivos novas formas de compreensão e produção da comunicação turística. O objetivo deste construto é refletir sobre a comunicação turística praticada na Fanpage da Prefeitura do Salvador, capital da Bahia, verificando sua relação com percepções de residentes sobre a cultura turística local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que segue o método crítico-dialético (Martins, 1994), tendo como procedimentos metodológicos a realização de entrevista semiestruturada com o então Secretário Municipal de Cultura e Turismo, monitoramento da postagem ‘Salvador Meu Carnaval’ na fanpage da prefeitura e crítica a manifestações de seguidores, além de observação participativa em eventos do calendário turístico governamental. Verifica-se uma relação cíclica entre memória digital e memória coletiva, na qual a primeira, constituída por informações institucionais e percepções de residentes disponibilizadas na rede digital, representa um caminho para o entendimento da segunda, onde estão experiências e argumentações populares sobre a cultura turística. O estudo considera a necessidade de uma metodologia específica para análise da memória coletiva a partir da fanpage, que estabeleça relações entre percepções, experiências sociais e formulações cognitivas dos usuários. Sugere-se que, por meio desta memória, a administração pode se apropriar de signos contemporâneos da cultura, atualizando continuamente a gestão da comunicação turística.