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Netnografia como Método de Pesquisa em Turismo: análise de estudos de Pós-Graduação no Brasil
 
     Netnografia como Método de Pesquisa em Turismo: análise de estudos de Pós-Graduação no Brasil
     Netnography as a Tourism Research Method: Analysis from Post-Graduation Studies in Brazil
     Netnografía como Método de Investigación en Turismo: Análisis de Estudios de Posgrado en Brasil


Autor(es):
Gondim, Cibelle Batista
Bolzán, Ricardo Ernesto
Espínola, Rafaella Soares
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 31 n. 1 (2020): Janeiro-Abril; 19-36

Palavras-chave:
Netnografia; Turismo; Metodologia de Pesquisa; Produções científicas; Estudos de Pós-Graduação


Resumo: O método netnográfico se insere nos estudos qualitativos que procuram realizar pesquisas em comunidades virtuais. Neste contexto, objetiva-se analisar a utilização do método netnográfico nas dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-graduação da área de Turismo no Brasil, até julho de 2018, através de uma análise documental de abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, constatou-se que dos 811 trabalhos analisados, apenas três utilizaram a netnografia. Todavia, a aplicação da netnografia nestes trabalhos apresentou limitações que funcionam como fatores restritivos, tais como a superficialidade na análise dos dados coletados, e a escassez de uma análise reflexiva sobre os comportamentos e discursos manifestados nas comunidades virtuais. Por outro lado, o método também apresentou aspectos facilitadores que favoreceram sua escolha, como o acesso fácil ao levantamento de dados no ambiente virtual e a registros de viajantes e stakeholders da atividade turística, e a coleta de dados menos invasiva do que métodos presenciais, entre outros. Apesar de ser um método recente e pouco utilizado na área de Turismo, mostra-se como uma alternativa viável para os pesquisadores que estudam comunidades virtuais, desde que aplicados com critérios científicos rigorosos.