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Hospitalidade e enoturismo em Andradas (MG): case Vinícola Casa Geraldo
 
     Hospitalidade e enoturismo em Andradas (MG): case Vinícola Casa Geraldo
     Hospitality and wine tourism in Andradas (MG): case Winery Casa Geraldo
     Hospitalidad y enoturismo en Andradas (MG): caso Vinicola Casa Geraldo


Autor(es):
Silva, Michele Cristina da Costa
Gimenes-Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 31 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 400-416

Palavras-chave:
Enoturismo; Hospitalidade; Acolhimento; Comensalidade; Vinícola Casa Geraldo (MG); Enoturismo


Resumo: O enoturismo é uma modalidade do Turismo Gastronômico e consiste no deslocamento de pessoas motivadas pela degustação e elaboração de vinhos, bem como pela apreciação das tradições, da gastronomia, das paisagens naturais e das tipicidades das regiões produtoras. No Brasil os destinos enoturísticos mais consagrados se encontram no Rio Grande do Sul, embora iniciativas em outras localidades brasileiras estejam ganhando destaque no mercado nacional. Dentre estes novos destinos encontra-se Andradas (MG), que possui atualmente seis vinícolas abertas para visitação. Destas, por conta do volume de bebida produzida e pelos prêmios obtidos em premiações nacionais e internacionais, destaca-se a Vinícola Casa Geraldo. Este artigo objetiva analisar as atividades de visitação oferecidas pela Vinícola Casa Geraldo a partir dos conceitos de hospitalidade, acolhimento e comensalidade. Trata-se uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, observação direta não participante e entrevista semiestruturada com o gestor da Vinícola em questão. Dentre os principais resultados, aponta-se: oferece boa estrutura e atendimento atencioso e amigável dos visitantes, incorporando aspectos de hospitalidade e acolhimento sem que haja um planejamento específico para isto; a comensalidade se materializa a partir das degustações que ocorrem em diferentes momentos da visitação e por meio dos serviços de seu restaurante; a hospitabilidade é priorizada em relação aos conhecimentos técnicos na contratação dos atendentes. Considerando a opções de visitação ofertadas, a Vinícola pertence à categoria “diferenciado” de programas de visitação (Castro et al., 2017) e parece estar orientada a atender turistas das categorias “interessado em vinho” e “novato no vinho” (Charters & Ali-Knight, 2002).