Publicações de Turismo
Nova busca:        


O papel da ferrovia na definição do território turístico e da hospitalidade: um estudo sobre o Hotel Veraneio Desvio Blauth (farroupilha/RS)
 
     O papel da ferrovia na definição do território turístico e da hospitalidade: um estudo sobre o Hotel Veraneio Desvio Blauth (farroupilha/RS)
     The role of railway in the definition of tourist territory and hotels: a study on the Hotel Veraneio Desvio Blauth (Farroupilha/RS)
     El papel del ferrocarril en la definición del territorio turístico y los hoteles: un estudio sobre la Hotel Veraneio Desvio Blauth (Farroupilha/RS)


Autor(es):
César, Pedro de Alcântara Bittencourt
Brambatti, Luiz Ernesto
Marchesini, Thaise Zattera


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515

Palavras-chave:
Meios de hospedagem; Ferrovia; Território Turístico; Implantação turística na Serra Gaúcha


Resumo: Relaciona-se, neste artigo, o início da hospitalidade comercial de lazer com a formação de um equipamento turístico em Farroupilha, na Serra Gaúcha e a implantação da ferrovia. Justifica-se esta condição a partir do primeiro hotel de lazer, na atual Região Turística da Uva e Vinho, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, denominado Veraneio Desvio Blauth, objeto deste estudo. Objetiva-se assim, descrever o protagonismo do meio de hospedagem e sua importância histórica como equipamento proto-turistico, seu funcionamento e a importância da ferrovia na definição do território turístico, atualmente conhecido como Serra Gaúcha. Para justificar, reforça-se o entendimento do seu contexto regional e territorial, qualificando espacialmente e identificando como localidade turística. Nesta época, a área teve sua formação e estrutura pioneira de hospedagem associado a um ambiente rural, clima serrano e bucólico. Seu apogeu está ligado diretamente ao uso da ferrovia como meio de acesso. O presente estudo compreende o período em que funcionou o empreendimento turístico, de 1920 até meados da década de 1950. A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e descritiva, com técnicas de pesquisa documental e entrevistas. Conclui-se que há protagonismo da família Blauth na instalação e funcionamento do equipamento, observando-se suas modificações territoriais, com a introdução de uma atividade diferente da agricultura praticada por descendentes de imigrantes italianos e germânicos, favorecida principalmente pela ferrovia. Aponta-se na pesquisa sua dependência ao acesso por meio ferroviário, além de fatores sucessórios do empreendimento, que levaram ao fim das atividades.