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Análise da qualidade de serviços turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, utilizando o TOURQUAL
 
     Análise da qualidade de serviços turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, utilizando o TOURQUAL
     Analysis of the quality of tourist services in the Fortress of São José da Ponta Grossa - Florianópolis, using TOURQUAL
     Análisis de la calidad de los servicios turísticos en la Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Florianópolis, utilizando TOURQUAL


Autor(es):
Mondo, Tiago Savi
Soares, Maria Helena Alemany
Leite, Fabiana Calçada de Lamare
Tonera, Roberto


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 31 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 477-498

Palavras-chave:
Turismo; Gestão da Qualidade; Patrimônio; Fortalezas; Tourqual


Resumo: O turismo de patrimônio tem se consolidado como um segmento em destaque no escopo de oferta de produtos turísticos. Tornar o atrativo competitivo se torna um desafio para os seus gestores e a oferta de um serviço turístico de qualidade auxilia na construção de valor e imagem positivas e consequente desenvolvimento do negócio. O objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção de turistas com relação a qualidade de serviços turísticos oferecida na Fortaleza de São José da Ponta Grossa em Florianópolis – SC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, de campo. O Instrumento foi o questionário fechado baseado no modelo Tourqual. Os dados foram coletados de Maio a Novembro de 2019. A amostra foi composta por 398 turistas, considerada não probabilística por conveniência. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de normalidade, regressão linear múltipla e correlação de Spearman no SPSS 22. Os principais resultados indicam um nível de satisfação de 9,55 (máximo 10) e uma média dos indicadores de qualidade de 8,48. Os melhores indicadores para os turistas foram: Beleza no Atrativo, Fuga da Rotina do Turista/Novas experiências e Serviço do Guia ao visitante. Enquanto os piores avaliados foram Acessibilidade, Tecnologia e Banheiros acessíveis. Ao aplicar o modelo de regressão linear múltipla encontrou-se que 96,1% da variância dos indicadores de qualidade explica a variância do constructo satisfação do turista, demonstrando que a qualidade é realmente antecedente causal da satisfação e que a gestão dos indicadores leva ao desenvolvimento do atrativo como produto turístico.