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Potencialidades do Geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil
 
     Potencialidades do Geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil
     Potentialities of Geotourism for the creation of a new tourist segmentation in Brazil
     Potencialidades del Geoturismo para la creación de una nueva segmentación turística en Brasil


Autor(es):
Silva, Gilmara Barros da
Neiva, Rafaely Moreira Sabbá
Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Nascimento, Marcos Antonio Leite do


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 1-18

Palavras-chave:
Segmentação Turística; Segmentação da Oferta Turística; Geoturismo


Resumo: O turismo como atividade econômica, se apresenta através de segmentos turísticos, agregando quem produz, quem distribui e quem consome os serviços em um dado espaço. Há segmentos já reconhecidos, como Ecoturismo e Turismo Cultural, o Geoturismo surge como uma proposta de um novo segmento, que valoriza os patrimônios natural e cultural, por meio de visita e interpretação de atrativos abióticos. Neste sentido, propõe-se a discussão do Geoturismo enquanto segmento turístico sob os auspícios do marco teórico do Ministério do Turismo (MTUR). Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental das expressões “geoturismo” e “segmento turístico” em produções científicas e técnicas nas plataformas Google Scholar, Scopus e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados demonstram que: não há um consenso entre estudiosos do Geoturismo se é um segmento turístico, mas os pressupostos do MTUR dão subsídios para que seja reconhecido e prioritário nas políticas públicas de regionalização e sustentabilidade no futuro. Recomenda-se a utilização dos dados aqui apresentados do MTUR em parceria com agências governamentais, institutos de ensino e pesquisa, dentre outros, para que o Geoturismo seja elencado e validado como segmento turístico, por meio de políticas públicas que estimulem mais estudos, em especial relacionados à sua comercialização e perfil da demanda.