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Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fight Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil
 
     Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fight Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil
     Sports tourism: a case study about the Ultimate Fight Championship (UFC) 198 in Curitiba - Brazil
     Turismo deportivo: un estudio de caso sobre el Ultimate Fight Championship (UFC) 198 en Curitiba – Brasil


Autor(es):
Oliveira, Jonathan
Pereira, Bruna Opieco
Lise, Riqueldi
Capraro, André


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 19-39

Palavras-chave:
Turismo Esportivo; Evento; MMA; UFC 198; Curitiba


Resumo: O presente estudo investigou os dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba em parceria com o Observatório de Turismo do Paraná e o Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, pelo Jornal Gazeta do Povo e pelo website do Clube Athletico Paranaense, para compreender os fatores que tornaram o evento esportivo do UFC 198 um atrativo turístico bem-sucedido na cidade de Curitiba. Os resultados indicaram que o evento gerou, direta e indiretamente, cerca de 45 milhões de reais ao destino e influenciou positivamente o fluxo turístico de Curitiba. Cerca de 45.207 pessoas compareceram ao estádio no dia do evento e identificou-se que 42.37% do público foi composto por turistas e 8.49% por excursionistas, que vieram 22 estados brasileiros (e Distrito Federal). Em contraste, a taxa de turistas internacionais foi pouco significativa (2.60%). As características da cidade sede influenciaram o sucesso do evento, como o fato do reconhecimento do local como “solo sagrado das artes marciais”, além da estrutura já instaurada por conta de eventos anteriores como a Copa do Mundo da FIFA em 2014, bem como as características positivas do estádio. Por fim, a atuação do governo municipal e estadual não foi significativa e, se tivesse sido mais relevante, o evento poderia ter gerado ainda mais benefícios.