Publicações de Turismo
Nova busca:        


O processo de cocriação de valor nas experiências de consumo colaborativo em turismo: o caso Blablacar
 
     O processo de cocriação de valor nas experiências de consumo colaborativo em turismo: o caso Blablacar
     The process of co-creating value in experiences of collaborative consumption in tourism: the Blablacar case
     El proceso de co-creación de valor en experiencias de consumo colaborativo en turismo: el caso Blablacar


Autor(es):
Aquino, Lucas Pereira Tomaz de
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
Barbosa, José William de Queiroz


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 31 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 417-434

Palavras-chave:
Turismo; Consumo colaborativo; Experiência de consumo; Cocriação


Resumo: Este estudo buscou melhor compreender como ocorre a construção da cocriação de valor durante as experiências de turistas usuários das plataformas de consumo colaborativo, tendo como objeto de estudo o aplicativo de caronas BlaBlaCar. Para dar suporte teórico à pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as experiências de consumo, a co-criação de valor e o consumo colaborativo. Para alcançar o objetivo proposto, a natureza qualitativa da pesquisa foi adotada, optando-se pela estratégia do estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários da mencionada plataforma, bem como foi elaborado um roteiro para observação do conteúdo do site como forma de realizar um contraponto entre os dados. Os resultados encontrados possibilitaram reconhecer a tendência a adoção de novos tipos de serviços colaborativos, bem como a mudança do comportamento dos consumidores. Obteve-se também uma melhor compreensão de como as experiências são desenvolvidas, identificando como ocorre a participação entre ofertantes e demandantes de serviços nesses novos formatos possibilitados por rede de computadores.