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Políticas públicas de turismo: análise crítica dos planos de marketing turístico federais brasileiros
 
     Políticas públicas de turismo: análise crítica dos planos de marketing turístico federais brasileiros
     
     


Autor(es):
Costa, Helena Araújo
Marques, Nayara
Weber, Marina


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 19, n. 3 (2019)

Palavras-chave:
Políticas públicas de turismo , Planos nacionais, Brasil , Marketing turístico.


Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar criticamente os planos de marketing turístico do Brasil. Para isso, foram analisados os planos federais com foco no marketing turístico internacional e doméstico : Cores do Brasil (2005), Aquarela (2003-2006), Aquarela (2007-2010), Aquarela 2020 e Experiências do Brasil (2014-2018). A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, baseada em técnica documental-bibliográfica com coleta de dados fundamentada em nove categorias: diagnóstico, objetivos, metas, participação, continuidade, inovação, coordenação, intervenções propostas e priorização de atuação. Entre os resultados ficou evidenciado que todos os planos possuem diagnósticos, mas a maioria não explícita ou hierarquiza os problemas identificados, bem como indica pouca continuidade e conexão com resultados anteriores. Assim, as fragilidades mais recorrentes dizem respeito a: avaliação dos resultados dos planos anteriores, coerência entre problemas diagnosticados e objetivos, fundamentação para a definição das metas e definição dos mercados prioritários para promoção.