Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
 
     Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
     
     


Autor(es):
Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
Mesquita, José Marcos Carvalho de


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)

Palavras-chave:
medicamento genérico; imagem; produto; análise fatorial


Resumo: A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo.