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Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público
 
     Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público
     
     


Autor(es):
Oliveira, Rafael Almeida de
Miranda, Isabela Peixoto de
Amaral, Joâo Pedro Sampaio


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)

Palavras-chave:
Gestão da informação; Observatórios; Turismo; Tomada de decisão; Setor público


Resumo: A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44).  Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro.