Publicações de Turismo
Nova busca:        


Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
 
     Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor
     
     


Autor(es):
Klos, Renata Custódio
Miskalo-Cruz, Marcelle
Moraes, Lauro


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)

Palavras-chave:
cicloturismo; representação urbano-turística; fotografia; smart mobility


Resumo: A gestão do espaço urbano-turístico é um dos componentes elementarespara a competitividade de destinos, ainda mais frente ao desenvolvimento tecnológico e a cibercultura, que permitiram a incorporação de novos conceitos ao planejamento urbano e ao turismo, como a ideia de mobilidade inteligente (smart mobility). Deste modo, o presente trabalho propõe analisar a representação urbano-turística de Curitiba em fotografias compartilhadas por cicloturistas no site TripAdvisor. Realizou-se uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da netnografia, que permitiram a análise de 162 imagens, caracterizando-as por variáveis advindas da morfologia, da paisagem, da imagem do espaço urbano e dasrepresentações urbano-turísticas organizadas por Manosso (2015) a partir de Lynch (1997), Boullón (2002), Lamas (2004) e Cullen (1983). Observou-se que o cicloturista fotografou, em sua maioria, representações de cunho históricocultural, seguido de aspectos naturais e urbanos.