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Mineração de Conteúdo em Mídias Sociais: análise de conteúdos publicados por usuários sobre atrativos turísticos de Curitiba-PR
 
     Mineração de Conteúdo em Mídias Sociais: análise de conteúdos publicados por usuários sobre atrativos turísticos de Curitiba-PR
     
     


Autor(es):
Thomaz, Guilherme Mendes
Biz, Alexandre Augusto
Bettoni, Eduardo Michelotti
Filho, Luiz Mendes


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)

Palavras-chave:
mídias sociais; mineração de conteúdos; atrativos turísticos; gestão de destinos turísticos; Copa do Mundo FIFA 2014.


Resumo: As mídias sociais assumiram papel prioritário como fonte de informaçãoestratégica para organizações turísticas, o que demanda o desenvolvimentode métodos, técnicas e ferramentas para se converterem em maiorcompetitividade. Para auxiliar a gestão dos destinos turísticos por meio dasmídias sociais, foi proposta nesse estudo uma metodologia de mineração deconteúdos dividida em sete fases. Para tanto, inicialmente foi realizada umlevantamento dos métodos, técnicas e conceitos em mineração deconteúdo, aplicados direta ou indiretamente no Turismo. Ainda, foraminvestigados outros modelos similares para dar base à metodologia proposta.A validação ocorreu no período da Copa do Mundo FIFA 2014, tendo comoobjeto o destino Curitiba (Brasil). Foi aplicada às mensagens publicadas namídia social Twitter, que tivessem os termos dos atrativos turísticos do município.Durante o processo foi realizada uma análise de conteúdo em uma amostramensagens (n=942), o que permitiu identificar opiniões por meio decomentários positivos e negativos, além de características docomportamento do consumidor em turismo nas mídias sociais. O processotambém se mostrou eficaz para coletar conteúdos relevantes e identificarassuntos populares, algo que pode auxiliar as Destination ManagementOrganizations – DMO na gestão dos destinos, como auxílio suporte à tomada de decisões estratégicas e operacionais, além da promoção da inovaçãoprodutos, serviços e marketing. Permitiu ainda servir tanto como instrumentoconfirmatório, ou seja, para monitorar conteúdos a partir de uma ontologiapré-existente, quanto para identificar tendências que a extrapolem.