Publicações de Turismo
Nova busca:        


Calculation, qualculation, calqulation: em um mercado de alimentação local
 
     Calculation, qualculation, calqulation: em um mercado de alimentação local
     
     


Autor(es):
Oliveira, Solange Riveli de
Rezende, Daniel Carvalho de


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)

Palavras-chave:


Resumo: As feiras são usadas para promover o mercado de alimentação local. Este estudo foi desenvolvido na “Feira Livre do Produtor”, em São João Del-Rei, Minas Gerais, sob inspiração da teoria ator-rede (TAR) e o consequente desdobramento conceitual, agenciamento. O objetivo foi descrever o cálculo de valor realizado em relação aos alimentos. Foram feitas entrevistas, análise documental, observação e análise de conteúdo do material coletado. A pesquisa demonstrou uma variedade de cálculos, quantitativos-qualitativos-coletivos (Cochoy, 2010) que agem na atribuição de preço. Os resultados revelaram que é possível estudar preço sem, no entanto, demonstrar variáveis numéricas, que os custos dos produtos são pouco considerados pelos feirantes, que a comparação de preços entre feirantes, preço no atacado e no varejo agem fortemente sobre o cálculo. Portanto, os diversos agentes e agências calculativas se confrontam e é complexo delimitar os limites de cada um.