Publicações de Turismo
Nova busca:        


Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
 
     Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
     
     


Autor(es):
Sudré, Stephanni Gabriella Silva
Prolo, Ivor
Silva, Carolina Joana da


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2

Palavras-chave:
Rede Social no Turismo; Pantanal Mato-Grossense; Atores Sociais; Comandantes de Barcos-hotéis


Resumo: O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles.