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Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil
 
     Estratégias de Internacionalização, Marketing Internacional e Desempenho Exportador: Um Panorama das Vinícolas Pertencentes ao Projeto Wines of Brasil
     
     


Autor(es):
Werlang, Nathalia Berger
Arones, Vivian
Favretto, Fabiane
Flach, Rosiane Oswald


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2

Palavras-chave:
estratégias de internacionalização; desempenho exportador; wines of Brazil


Resumo: Em uma era de constantes competições, as empresas precisam conquistar novos mercados a fim de diversificar os seus clientes, ampliar seu conhecimento, acessar novas tecnologias, e expandir a sua escala de produção. A entrada no mercado externo é uma forma pela qual as empresas brasileiras estão buscando hoje atingir estes objetivos. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco central identificar as estratégias de internacionalização, as ações de marketing internacional e o desempenho exportador de vinícolas brasileiras pertencentes ao projeto Wines of Brasil. O procedimento metodológico utilizado para esta pesquisa seguiu as etapas do método quantitativo e descritivo, sendo operacionalizado por meio de uma survey. O universo de estudo foi composto por 35 empresas participantes do projeto, sendo a amostra final composta por 4 questionários válidos. Esta pesquisa é de natureza descritiva, e foi analisada por meio de técnicas estatísticas univariadas. Conclui-se que as principais estratégias de internacionalização utilizadas pelas empresas são relacionadas com a busca pela satisfação dos consumidores. As ações de marketing internacional desenvolvidas pelas empresas concentram-se principalmente na adequação das embalagens dos produtos para os clientes; e em relação ao desempenho exportador as empresas obtiveram resultados positivos nos últimos em função do seu reconhecimento no mercado externo.  Destarte, os resultados demonstraram que empresas nacionais tendem a inovar, difundir a sua marca e inserir-se no mercado internacional por meio de parcerias, como é caso do próprio projeto Wines of Brasil, que facilita e fortalece este processo de entrada no mercado externo.