Publicações de Turismo
Nova busca:        


4. Comportamento Infantil e Ambiente Familiar: Percepções dos Pais de Crianças sobre a Propaganda Infantil
 
     4. Comportamento Infantil e Ambiente Familiar: Percepções dos Pais de Crianças sobre a Propaganda Infantil
     
     


Autor(es):
Santos, Marcela Moreira
Coelho, Mariana de Freitas


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 2 (2017)

Palavras-chave:
Publicidade infantil; comportamento da criança; marketing no contexto familiar


Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender as percepções dos pais sobre o comportamento de consumo de seus filhos, enfatizando o ambiente familiar. A pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratório e de campo, com dados coletados por meio de roteiro estruturado respondido por 22 pais de filhos entre 8 a 12 anos de idade por intermédio da escola das crianças. As respostas dos pais foram analisadas via análise de conteúdo. Os resultados apontaram o uso de meios eletrônicos pelas crianças em suas horas vagas, como celular, videogame, computador e televisão. Outro resultado foi quanto aos argumentos utilizados para convencer os pais a comprarem, como a justificativa de precisarem do produto e de outros colegas possuírem o produto almejado. Vários pais consideram as propagandas infantis apelativas, porém muitos assumem seu papel de educador quanto ao consumo dos filhos.