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5. Neuromarketing: uma nova disciplina acadêmica?
 
     5. Neuromarketing: uma nova disciplina acadêmica?
     
     


Autor(es):
Cohen, Eric David
Lima, Gabriela Guimarães
Schulz, Peter Alexander Bleinroth


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 2 (2017)

Palavras-chave:
Neuromarketing; Comportamento de Consumo; Interdisciplinaridade


Resumo: Através da aplicação de técnicas neurocientíficas, o Neuromarketing busca entender como ocorrem os processos de decisão de compra. Verifica-se que há um grande movimento em torno do Neuromarketing no ambiente empresarial, apontando que o desenvolvimento desta nova área de conhecimento, bem como a sua possível autonomia, estão em desenvolvimento. Por meio de um estudo exploratório, mapeou-se a construção deste campo de conhecimento no tempo, levando à formação de uma possível nova disciplina científica e acadêmica, assim como verificar a sua origem interdisciplinar. Ademais, apresenta-se a construção de um mapa a partir de dados secundários, de modo a demonstrar a percepção da história e das contribuições potenciais do Neuromarketing, a partir de uma análise da produção científica na área. A partir de um conjunto de dados levantados, conclui-se que existe uma dinâmica de construção do Neuromarketing em torno dos diferentes atores na academia e nos negócios, levando à formulação de hipóteses quanto à maturidade desta nova disciplina acadêmica.