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A CONFIGURAÇÃO DE IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DO SEU PÚBLICO-ALVO
 
     A CONFIGURAÇÃO DE IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DO SEU PÚBLICO-ALVO
     
     


Autor(es):
Salume, Paula Karina
Ferreira, Karina Fernanda Oliveira
Pinto, Marcelo de Rezende
Gomes, Gilciele Martins Gonçalves


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018

Palavras-chave:
Imagem; instituição de ensino superior; avaliação institucional


Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar resultados de uma pesquisa com dois objetivos. Em primeiro lugar, avaliar a configuração de imagem de uma grande universidade brasileira por meio das categorias e da composição da imagem para o seu público-alvo no que se refere ao conjunto de dimensões (cognitiva, emocional, funcional e simbólica). Em segundo lugar, apresentar e discutir os possíveis impactos da configuração da imagem nas estratégias da organização pesquisada. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com 280 pessoas consideradas como público-alvo da Instituição de Ensino Superior - IES. Para analisar os dados, utilizou-se os procedimentos propostos pelo Método de Configuração da Imagem (MCI) que foi apresentado inicialmente por De Toni (2005). Os resultados dessa etapa da pesquisa evidenciaram que a maioria das categorias é positiva para a universidade e são pertencentes à dimensão cognitiva. Concluiu-se que o MCI pode ser uma ferramenta gerencial útil para os gestores acadêmicos a fim de auxiliá-los na formulação, implementação e controle de ações tanto estratégicas como táticas voltadas para o melhor alinhamento tanto com seus discentes quanto com seu público-alvo.