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Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?
 
     Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?
     
     


Autor(es):
Lopes dos Santos, Aristides Faria
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Hospitalidade; Competitividade; Administração Pública; Gestão do Conhecimento


Resumo: A formação em nível superior em turismo e hospitalidade é um fator de relevante influência sobre a competitividade de destinos turísticos? Para responder a este problema de pesquisa, este estudo de caso fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (dados quantitativos secundários). O objeto de estudo adotado foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O objetivo do trabalho foi verificar se a formação em nível superior em turismo e hospitalidade pode ser relacionada com a competitividade do setor de viagens e turismo. Os resultados apontaram que a distribuição territorial da instituição analisada é positiva e a produção técnica apresentada pelos pesquisadores vinculados mostra, ao menos em tese, aderência com a matriz econômica da região de entorno dos câmpus. Isso tende a auxiliar no processo de inserção profissional dos estudantes/egressos e a subsidiar a iniciativa privada na obtenção de vantagens competitivas, favorecendo a competitividade das regiões onde os câmpus estão inseridos.